COMPLEXO MULTIVITAMÍNICO - BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

COMPLEXO MULTIVITAMÍNICO - BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
1. O que é um complexo multivitamínico?

Um complexo multivitamínico é um suplemento alimentar que normalmente contém, 100% dos valores de referência dos nutrientes (VRN) diários, da maioria das vitaminas essenciais necessárias para que o corpo humano funcione bem.

2. Qual a prevalência da carência de micronutrientes na população?

Nos Estados Unidos da América, de acordo com dados de 2017 do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), 93% da população dos EUA não consome as necessidades médias recomendadas de muitas vitaminas.

3. Quais são os problemas de saúde associados a carência de micronutrientes?

A carência de micronutrientes leva ao desenvolvimento de osteoporose, algumas formas de cancro e outras doenças crónicas. Carências marginais ou subclínicas de micronutrientes, têm sido associados a sintomas de fadiga e cansaço, a sistema imunitário debilitado e a efeitos adversos na cognição e saúde mental de um indivíduo.

4. Que grupo de indivíduos estão mais em risco de ter carências de micronutrientes?

Embora não seja uma lista abrangente, podem estar em maior risco de ter carências em múltiplos micronutrientes, os seguintes indivíduos:

  • Consomem um regime alimentar pouco variado e equilibrado.
  • Consomem alimentos não biológicos (na grande maioria das vezes).
  • Com obesidade habitualmente associada a um regime alimentar rico em energia e pobre em micronutrientes como a fruta e os vegetais.
  • Com um regime alimentar baixo em calorias.

 5. Quem deve tomar complexo multivitamínico?

Dado que os hábitos alimentares são difíceis de mudar e que alguns indivíduos não podem comprar frutas e vegetais ricos em nutrientes, pelo menos um suplemento multivitamínico/mineral diário poderá ser a solução simples, barata e segura para preencher as lacunas nutricionais e melhorar o ´status´ de micronutrientes da população. O complexo multivitamínico é o tipo de suplemento alimentar mais consumido nos Estados Unidos da América.

6. Qual o benefício de adicionar gengibre ao suplemento multivitamínico?

O gengibre tem múltiplos benefícios para a saúde, que provem dos seus dois principais componentes bioativos – gingerol e chogaol, e incluem:

  • Ajudar a reduzir o stress oxidativo das células, importante para controlar as dores e rigidez das articulações e prevenir cancros.
  • Ajudar a controlar as náuseas e vómitos.
  • Ajudar a controlar o peso e os valores de insulina (diabetes).
  • Ajudar a controlar as tensões arteriais e o mau colesterol.
  • Ajudar a preservar a função cerebral e proteger contra o Alzheimer.
  • Ajudar a combater infeções bacterianas e virais.

 7. Quais são os efeitos adversos de tomar excesso de multivitaminas?

Em geral, o consumo de complexos multivitamínicos é considerado seguro. No entanto, a ingestão excessiva de micronutrientes selecionados pode não ser segura, mas as quantidades de micronutrientes normalmente incluídas nos complexos multivitamínicos aproximam ou igualam os valores de referência dos nutrientes (VRN) diários para adultos. Além disso, VRN para a maioria dos micronutrientes é consideravelmente menor do que o nível de ingestão superior tolerável (UL) - o nível mais alto de ingestão diária de um nutriente específico que provavelmente não representará risco de efeitos adversos à saúde em quase todos os indivíduos de uma idade especificada.

Dra Ana Alegria

OM: 41145

Certificada em Functional Medicine by IFM (Institute of Functional Medicine)

Continue a ler

CHÁ – CURIOSIDADES
QUERCETINA – BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Deixar comentário

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.